No seu 5º jogo internacional, o Santos derrotou e goleou a equipe uruguaia Rampla Juniors! A equipe do Uruguai era a atual vice-campeã do país, e no ano de 1927, havia sido a campeã. Era um dos melhores times da América do Sul, e boa parte de seus jogadores, formavam na Seleção do Uruguai.
A vitória foi muito festejada pelo time de Vila Belmiro, ainda mais se tratando de um jogo internacional.
- Trecho retirado do Jornal Folha da Manhã, edição 28/06/1929:
“A brilhante atuação do quadro santista à frente aos vice-campeões do Uruguai. Feitiço, Araken e Siriri, autores dos pontos. David e Athiê os melhores jogadores da defesa santista. A ala formada por Siriri e Camarão assombrou.”
“Um jogo internacional atrai sempre, grande concorrência, principalmente quando o quadro estrangeiro vem precedido de fama, como o do Rampla. Por isso o jogo de hoje, entre esse quadro e o do Santos, levou grande concorrência á Vila Belmiro, não escondendo o publico a sua ansiedade pelo começo do jogo.”
“Palmas e vivas de todos os lados. As casas que ficam fronteiras ao campo do Santos têm gente até no telhado. As janelas estão apinhadas. A entrada é franca.”
- Ficha Técnica:
27/06/1929 – Santos 5 x 0 Rampla Juniors
Gols: Feitiço aos 3min e Siriri aos 33min do primeiro tempo; Araken aos 12min e aos 38min e Feitiço aos 26min do segundo tempo.
Local: Estádio Vila Belmiro, em Santos.
Competição: Amistoso
Árbitro: Fernando Reis
Santos: Athiê; Aristides e David; Osvaldo, Júlio e Alfredo; Siriri, Camarão, Feitiço, Araken e Evangelista.
Rampla Juniors: Soto; Aguirre e Vidal; Martinez, Rometo e Magallanes; Labraga, Haeberly, Duhagon e Bidigain.
- Descrição dos gols da partida:
1x0– Ataca o Santos e Feitiço, com tremendo tiro de esquerda, faz o 1º ponto do Santos!
2x0– Siriri tem linda jogada, correndo pela sua ala, depois de fintar Magallanos, faz o 2º tento.
3x0– Araken escapa, sozinho e passando por Vidal, frente à Soto, perde a bola. Soto sai do gol, mas Araken consegue apoderar-se novamente da pelota e faz, com calma, o 3º ponto do Santos, que a assistência recebe com delírio
4x0– Camarão escapa, dribla dois adversários, entregando a pelota a Feitiço. Este, muito rápido, desfere forte tiro de meta altura, que Soto não defende. Era o 4º ponto do Santos.
5x0– Ataca o Santos pela esquerda. Evangelista centra e Feitiço passa, de cabeça, indo a bola a Araken, que chuta “sem pulo”, fazendo o 5º ponto do Santos, deixando, estatelados os adversários.